DESINFECÇÃO
É o método capaz de eliminar a maioria dos organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos. É classificada em vários níveis e possui alguns fatores que influenciam na eficácia da sua operação.
Fatores que Interferem na Eficácia da Desinfecção:
- Higienização prévia mal executada;
- Tempo de exposição ao germicida insuficiente; - Solução germicida com ação ineficaz;
- Temperatura e pH do processo.
Quanto aos níveis, a desinfecção é classificada em:
Baixo Nível: na desinfecção de baixo nível são destruídas bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e fungos. É eficaz, porém sobrevivem a este método esporos bacterianos, o vírus da hepatite B (HBV), vírus lentos e o bacilo da tuberculose. As soluções utilizadas neste nível são o Álcool Etílico, N-Propílico e Isopropílico, o Hipoclorito de Sódio e o Quaternário de Amônia.
Médio Nível: promove desinfecção contra os mesmos tipos que a desinfecção de baixo nível, porém, é eficaz também contra o bacilo da tuberculose, a maioria dos vírus e fungos. Sobrevivem a esse método, os esporos e os vírus lentos. As soluções utilizadas são o Surfa'Safe, Álcool Etílico (70º) e Isopropílico (92º), Hipoclorito de Sódio, Fenólicos e Iodóforos.
Alto Nível: nesse nível de desinfecção são destruídas bactérias, fungos e alguns esporos. Sobrevivem apenas alguns esporos bacterianos e os vírus lentos. As soluções adotadas são o Hipoclorito de Sódio, Glutaraldeído, Solução de Peróxido de Hidrogênio, Cloro e Compostos Clorados, Ácido Peracético, Ortophtalaldeído, Água Superoxidada.
Mista: é o tipo de desinfecção utilizada por alguns equipamentos como máquinas de lavar roupa e louças (aquecidas com temperaturas que varia de 60° a 90°C).
Não-Definido: engloba métodos como passar a ferro (aplicar calor seco), água fervente por 30 minutos, pastilhas de formaldeído. O nível dependerá da concentração dos germicidas e da temperatura aplicada.